APELO À URGÊNCIA

Se não houvesse urgência não escreveria.

Não deveria, no entanto, deixar aqui parte de mim.

Ou todo eu. Todas as minhas palavras

Já não são mais só [minhas] palavras.

 

Escrevo em cada trecho em que haja desejo.

Escrevo e nem percebo se está certo ou

Errado; essa minha aflição de por em palavras,

Aquilo que nem em mim cabe.

 

Esta urgência me trouxe até você,

Que nada me traz de volta.

Por que vão as palavras

E fico eu a tua espera, quem dera!

 

O leitor não é quem escreve,

vê também. Apenas só, sozinho lê.

Ri de mim, ri de si.

Ri do que vê ri do que lê.

 

A minha urgência não me deixa escrever

Em PAZ!

Me deixa aqui quieta e vá se embora!

Já não me apraz [essa inquietação].

 

Meus versos não têm rima, nem minha vida poesia

Mas insisto em escrever,

Para aliviar o meu peito, que por direito é meu.

Mas agora também é teu.

 

Faça-me apenas favor de ler-me corretamente,

Onde houver B sou A e onde houver A sou B

Não nesta ordem, mas sou o que sou.

E você terá de entender.

 

Terá de entender o que se encontra escrito aqui.

E te digo, te aviso! Não há gramática que me corrija, literatura que me explique.

Eu sou o que leio! E se você me lê, é o que lê também.

Você sou eu, eu sou você.

 

Há muita urgência aqui! Só há tempo para escrever,

pouco tempo pra pensar.

Basta escrever o que penso. Pra que penses também.

Atingir-te? Não me atingem estes MÉTODOS! Então por que atingiriam você?

 

O mundo da escrita é uma loucura!

Sua voz acaba de ler as minhas palavras. Não foi isto que saiu da tua boca? Tuas palavras?

Lê com os olhos? Ótimo! Minhas palavras estão na tua mente. Ela é minha. Eu sou tua.

Há um laço entre nós neste texto, nestes trechos. Entende agora?!

 

Não deveria escrever tanto de mim assim

Parte mim agora é seu. E de você o que é meu?

Este é o mal de escrever.

Ser e não ter, apesar de te ter.

maressando cult

 

 

Andréia Maressa

São Bernardo do Campo, 16 de julho de 2014.

Deixe um comentário

