Meu primeiro dia na Faculdade

Hoje faz exatos três anos em que pisei na Universidade Estadual “Júlio de Mesquita Filho” campus Rio Claro, vulgo UNESP. Foi nesse dia, segunda-feira, 24 de março de 2011, que vim até aqui com minha mãe fazer a matrícula. Não só esse dia, mas toda a minha primeira semana me marcou muito. Nunca vou esquecer esses dias. Hoje, lembro-me deles com carinho, com se tivessem sido vividos ontem.

Imagem

A primeira vez, dizem todos, a gente nunca esquece.
A primeira pessoa com que falei foi o Elton, ele me ajudou a preencher toda a papelada necessária. Até hoje quando vou à seção técnica de graduação ele continua sendo o mesmo sujeito simpático que atende diariamente diversos alunos. Um trabalho incansável com papéis.
A faculdade parecia muito mais bonita no primeiro dia. O lago do Instituto de Biociências era mais vivo, e talvez eu tenha visto até carpas. Hoje a água é turva e fétida.
Não assisti a primeira aula, mas não me esqueço dos rostos das pessoas que estavam na última fileira conversando enquanto o professor falava. Aquilo era Universidade? – Pensei –  Não tinha dimensão do que ainda me esperava.
As pessoas já estavam enturmadas, isso me intimidou, pois cheguei depois que as aulas já haviam começado. Hoje percebo que nem todos continuam mantendo suas amizades do primeiro ano. E ainda continuo sem me enturmar. Foi culpa de chegar depois? Não sei. Lembro-me do choque que tomei ao ouvir invés de nomes, apelidos como Gaga, Daku, Botafogo e Porteira.
O meu primeiro almoço no restaurante Universitário me trouxe grande satisfação. Apesar de na época ser vegetariana, fui muito bem servida, e os funcionários estavam bem sorridentes à minha chegada. Hoje não como lá nem que me paguem.
Na terça-feira só pude assistir a aula de ‘Morfologia de Órgãos Vegetativos’, essa foi a primeira aula que assisti. Sentei numa mesa redonda, com quatro cadeiras e apenas um aluno muito alto, o Branca de Neve. Eu estava tão nervosa, nunca tinha mexido com nada que fosse de laboratório. A professora, Vera, muito engraçada, mandou o Branca me ajudar, percebendo minha dificuldade de iniciante. Não satisfeita em me constranger, perguntou: “Ele não é bonitão?”, tive que responder e a resposta foi “Sim”. Este é o cara por quem era apaixonada até anteontem e com quem aprendi uma outra grande lição a não “esperar muito das pessoas”. Nosso namoro, infelizmente, não deu certo.
Na quarta-feira tive a aula mais apavorante de todas. A aula de ‘Química Geral e Inorgânica’. Tudo o que eu não aprendi no Ensino Médio, também não aprendi na faculdade. Peguei recuperação da matéria e me entristeço por ter tido vergonha de pedir ajuda aos meus colegas de sala desde o primeiro dia de aula. Ainda me entristeço por não conseguir dividir com eles minhas dificuldades.
Na quinta-feira, descobri que tinha prova! Como assim? Fui conversar com o responsável pela disciplina de ‘Biologia Celular’ e me esbarrei com uma nova ingressante, a Carol. Ela dividiu muitas emoções comigo no primeiro ano, fomos vizinhas daí em diante.  Mas só no primeiro ano. Com ela descobri que as amizades não duram pra sempre, mesmo que a culpa não seja nossa. Fiz grupo na aula de´Física’ com pessoas empolgantes e apaixonantes como a Marilena e  o Etiópia. Eles foram embora. Preferiram cursar outras coisas. Não posso ter certeza se hoje eu seria amiga deles. Mas quando os conheci, gostei muito deles.
Na sexta-feira, antes de voltar para minha cidade, olhei pela primeira vez em um microscópio, achei que as lentes estavam embaçadas, mas eram meus olhos cheios de lágrimas. “Estou realizando um sonho”.  Eu estava sozinha na mesa, acho que ninguém viu. E acho que ninguém vê quando derramo lágrimas pensando em tudo que já passei aqui, seja bom ou ruim.
O passado passou, e passou rápido. Ainda não sei o que ficou desses dias. Talvez porque eu ainda os esteja vivendo.
 
Andréia Maressa da Silva
24 de março
Deixe um comentário

