Substituível

 

É triste pensar que você tem que se fazer ouvir para que seus próprios amigos* lembrem-se da sua existência.

Não usei outra palavra, lembrei apenas de amizade, o significado desta me parece perdido.

O momento que vivo, colabora para o aumento significativo da melancolia deste texto, do drama, do dengo… Mas me justifico dizendo que há coerência nas minhas palavras por mais aumentadas que sejam.

Ontem na internet, recebi diversas mensagens de amigos… Mas uma delas me fez repensar em especial o quanto ainda tem significado para mim, Andréia Maressa, a palavra amizade.

Faz quase um ano não converso direito com esta amiga e outras mais. E o que me comoveu foi dizer que num encontro, elas se lembraram de mim e sentiram minha falta.

Que contraste! Esforcei-me tanto para que pudesse conversar com certas pessoas! Esforcei-me para que elas pudessem me entender e posso dizer/falar até em amar. E sinto como se eu pudesse ser substituída facilmente.

Sim você leu substituir. Ninguém é igual a ninguém. Mas a amizade perdeu tanto o significado, que muitas vezes as pessoas estão APENAS desempenhando papéis na sua vida. Papéis substituíveis. E qualquer decepção é suficiente para uma troca.

É a verdade!

Poucos são meus amigos verdadeiros. Difícil de aceitar, mas aprendi que estou buscando no lugar errado…

Quero te levar a refletir ainda no significado de outra palavra que está inerente a amizade: ABRAÇO.

Ontem também, vi dois eres, que provavelmente não se viam há tempos, mas que concretizavam seu companheirismo através do amplexo, do abraço. Foi longo e bonito de se ver. Não foi por pouco tempo, pude contar mais de dois minutos.

O ato de se abraçar…

Gostaria de concluir o texto expondo radicalmente minha vida íntima.

Em uma última conversa com meu ex-namorado (detesto sobremaneira o “ex” , que me lembra da substituição ridícula que as pessoas fazem uma das outras), perguntei o significado da nossa amizade. A resposta não é digna de ser escrita. Entretanto posso dizer sem dúvida que as palavras dele foram concretizadas quando lhe pedi um abraço e ele se recusou a fazê-lo.  Meu “[“ex”-“namorado” ]” não foi e não é um amigo.

É mais do que triste, é insuportável perceber qie me esforço em vão para certas pessoas. Não que não deva. Mas corro o risco de ser substituída a qualquer momento.

 

Andréia Maressa da Silva.
Rio Claro, 11 de junho de 2013. 

Anúncios

2 comentários sobre “Substituível

  1. Gostei da reflexão (apesar de não entender o parágrafo 5 e 6 direito..). É triste pensar que já fomos o outro lado, o substituidor. Tão mais cômodo deixar de lado quem não mais se alinha com a gente.
    Não somos eternos nesta terra. Por isso algumas pessoas terão papéis importantes mas por um período determinado ou limitado. Entretanto terão feito seu papel e nem por isso vão deixar de ser uma peça muito importante no quebra cabeça. E ponto.
    Querida sis. Não faça de suas decepções um lago para se refrescar. Mesmo longe , espero poder ajudar como amiga.

    Curtir

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s